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Foto do escritorWanderson Marchi

Como o RPA pode facilitar IAM?

Atualizado: 18 de ago. de 2023


RPA IAM


A automação de processos robóticos (RPA – Robotic Process Automation) é uma tecnologia que está revolucionando muitas áreas de negócios, incluindo a gestão de identidade e acessos (IAM – Identity and Access Management).

A combinação de RPA e IAM pode ajudar as organizações a automatizar tarefas manuais e repetitivas, melhorar a eficiência operacional e aumentar a segurança do ambiente. A área de Gestão de Identidades e acessos (IAM) de uma empresa é uma área crítica para a segurança das informações das organizações, temos ouvido muito ultimamente a seguinte frase:

“Identidades são o novo perímetro”.

Por que isso tem sido dito?

O termo “identidades são o novo perímetro” tem sido utilizado para descrever a mudança na forma como as empresas e organizações abordam a segurança da informação. Antes, o foco principal era proteger o perímetro de rede, ou seja, a barreira que separava a rede interna de uma organização da internet pública.

No entanto, com o aumento do uso de dispositivos móveis e a crescente adoção de tecnologias de nuvem, tornou-se cada vez mais difícil proteger esse perímetro. Além disso, as ameaças cibernéticas evoluíram e se tornaram mais sofisticadas, o que significa que os invasores agora têm muitas maneiras de contornar as barreiras de rede tradicionais.

Como essa evolução as empresas passaram a adotar novas formas de proteção das identidades, tais como: autenticação multifator, monitoramento de comportamento de usuários (UEBA) e sistemas, soluções de governança de acessos (IGA), Single Sign-on (SSO) e outras medidas que visam proteger as identidades digitais das pessoas e sistemas que acessam os recursos da organização, protegendo não apenas o perímetro de rede, mas também as identidades que têm acesso a dados e recursos importantes.

Outros protocolos de identidades também são fundamentais em todas essas mudanças, tais como: SAML (Security Assertion Markup Language), OpenID, Oauth2, SCIM (System for Cross-domain Identity Management), entre outros. Falarei um pouco mais sobre esses protocolos em um futuro artigo.

Tendo como base que “identidades são o novo perímetro” e que as soluções de IAM costumam envolver muitos processos manuais, o RPA pode apoiar em tarefas tais como:

  • Criação e exclusão de contas de usuários de forma individual ou massiva para sistemas que não é possível integrar com solução provedora de identidades (IdP);

  • Alterações de perfis de acessos via atendimento de tickets com automação via RPA;

  • Criação de integrações diversas com APIs de gerenciamento de acessos;

  • Execução massiva de cadastro e update de perfis de acessos em soluções que exigem ação apenas via front;

  • Ativação massiva e repetitiva de recursos de segurança (MFA, envio de reset de senha, etc.) seguindo passo a passo que seria manual.

Ou seja, o RPA possibilita atuar de forma rápida e assertiva em ações manuais e repetitivas que precisam ser executadas por humanos, removendo carga de serviço sob os times e agilizando processos que podem levar semanas para serem executados.



A imagem acima mostra uma estrutura de RPA, utilizando a solução da Uipath como exemplo. Na estrutura podemos ver que os robôs podem ser divididos em servidores diferentes, podendo atender a serviços e processos diferentes separados por plataformas, produtos etc. É possível criar agendamento das ações dos robôs, podendo ser robôs que operam 24x7x365 (ano todo) ou podendo ser sob demanda para atividades que só podem ser executadas em horário pré-estabelecido.

Sendo assim, o RPA se torna uma ótima alternativa para apoiar as empresas na cobertura do número de sistemas/aplicações automatizadas do ambiente e trazendo os seguintes benefícios:


Maior produtividade e eficiência

  • O RPA pode trabalhar ininterruptamente, 365 dias por ano, trazendo um ganho em velocidade no atendimento das demandas corporativas.

Precisão na execução de atividades

  • Com a configuração correta e parametrização da solução de RPA é possível atingir 100% de precisão nas ações executadas pelos robôs.

Escalabilidade

  • Se adapta a necessidade da empresa, pode aumentar o volume conforme necessidade do negócio.

Baixo custo de implementação

  • Dependendo da solução adotada para RPA e a forma que for configurado o custo pode ser baixo para o negócio.


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