top of page
Foto do escritorWanderson Marchi

Como proteger as contas de crianças e adolescentes?



Proteger as contas de crianças e adolescentes na era digital é uma preocupação importante para garantir a segurança online e a privacidade das crianças. Devemos sempre educar as crianças sobre os riscos e promover uma presença ativa e responsável dos pais ou responsáveis na vida digital delas. O uso de ferramentas de controle parental e a comunicação aberta são essenciais para minimizar esses riscos.


Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para ajudar a proteger as contas dos seus filhos:


Educação

Ensine as crianças e adolescentes sobre os perigos e responsabilidades online, incluindo a importância de não compartilhar informações pessoais, não conversar com estranhos online e como identificar conteúdo inapropriado.


Controle dos pais

Use as configurações de controle dos pais em dispositivos e serviços online para monitorar e limitar o acesso a conteúdo inadequado. Muitos sistemas operacionais e aplicativos oferecem essas opções.

Use ferramentas de monitoramento parental, se apropriado, para acompanhar a atividade online das crianças e adolescentes e garantir que eles estejam seguros.

  • Clique aqui para verificar as configurações no IOS

  • Clique aqui para Galaxy com One UI 2

  • Clique aqui para configurar no Google Play

  • Clique aqui para configurar do Youtube

Senhas fortes

Ajude as crianças e adolescentes a criar senhas fortes para suas contas e ensine-os a não compartilhá-las com ninguém, exceto você. Use gerenciadores de senhas para armazenar senhas com segurança.

  • Last Pass, clique aqui

Também pode ser utilizado o modelo de Passkey, clique aqui ou aqui para saber um pouco mais sobre.


Autenticação em dois fatores (2FA)

Ative a autenticação em dois fatores sempre que possível para adicionar uma camada extra de segurança às contas online das crianças e adolescentes.

  • Ativar no Google (Gsuite), clique aqui

  • Ativar no Instagram, clique aqui

  • Ativar no TikTok, clique aqui

  • Ativar na Microsoft (Outlook, Office 365, etc.), clique aqui

Privacidade nas redes sociais

Verifique as configurações de privacidade nas redes sociais para controlar quem pode ver suas informações e postagens.

  • Privacidade do TikTok , clique aqui

  • Privacidade do WhatsApp, clique aqui

  • Privacidade no Instagram, clique aqui

Verificação de aplicativos e jogos

Verifique as classificações de aplicativos e jogos antes de permitir que as crianças e adolescentes os instalem. Use lojas de aplicativos confiáveis e restrinja compras dentro de aplicativos, se necessário.


Comunicação aberta

Mantenha uma linha de comunicação aberta com as crianças e adolescentes para que eles se sintam à vontade para relatar qualquer atividade online suspeita ou desconfortável.


Jogos online

Se jogam online, certifiquem-se de que eles entendam a importância de não compartilhar informações pessoais, não se envolver em conversas inadequadas e relatar qualquer comportamento inadequado.


Atualizações regulares

Mantenha os dispositivos e aplicativos atualizados com as últimas correções de segurança.

  • Verificações de segurança Apple, clique aqui

  • Verificações de segurança Android, clique aqui


Limites de tempo

Estabeleça limites de tempo para o uso de dispositivos e jogos para equilibrar o tempo online e offline. Existem aplicativos que podem ser instalados nos dispositivos para gerar esse controle.

  • Alguns exemplos:

    • Family Link, clique aqui

    • Fami Safe, clique aqui para Android e aqui para IOS


Esteja atento a sinais de alerta

Esteja atento a sinais de bullying cibernético, mudanças de comportamento ou outros sinais de que algo está errado na vida online das crianças e adolescentes.


Conclusão

A segurança online é um esforço contínuo, e é importante manter-se atualizado sobre as últimas tendências e desafios digitais para garantir a proteção adequada das contas de crianças e adolescentes

Existem diversos mecanismos que podem ajudar a controlar melhor o que está sendo acessado, citamos alguns exemplos acima, porém existem diversos outros que podem ajudar no dia a dia. Além disso, conforme citado, a conscientização é um fator mega importante para que as crianças e adolescentes comecem a aprender sobre a importância de proteger seus dados e informações pessoais, evitar compartilhar fotos, localização, entre outros, com ninguém.

Também é importante criar uma relação de confiança com a criança / adolescente para que relatem quaisquer ações indevidas em suas conexões digitais.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarai


bottom of page