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Otimizando a Gestão de Identidade e Acessos de Clientes com CIAM

Atualizado: 18 de ago. de 2023


Otimizando a Gestão de Identidade e Acessos de Clientes com CIAM

A gestão de identidades e acessos de clientes tende a ser um desafio a parte da gestão dos usuários internos de uma companhia, como colaboradores e parceiros (Workforce Identity and Access Management) visto que a gestão de usuários externos possuem requisitos diferentes. Os usuários internos precisam se adequar aos sistemas e tecnologias da empresa, enquanto os usuários clientes têm um forte apelo à experiência de uso, afinal o cliente pode escolher você ou a empresa concorrente e, a usabilidade é um fator muito considerado para a decisão de manter ou não usando aquele sistema da empresa pelo usuário cliente. Por isso, outras estratégias são necessárias para um gerenciamento adequado dos usuários clientes: CIAM (Customer Identity and Access Management).


O CIAM é um componente essencial para prover a segurança e experiência adequada aos clientes, atuando em processos de autenticação, autorização, auto atendimento até a gestão de consentimento dos usuários clientes. Antes de definir a estratégia adotada para adoção de processos e tecnologia de CIAM é importante entender qual o negócio de atuação da empresa e realizar um estudo da persona.

É preciso entender qual o modelo de negócio da empresa: B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), pois isso dará direcionamentos diferentes na estratégia. Por exemplo: em clientes B2C, pode ser interessante a opção de cadastro e autenticação com o Social Login, enquanto no B2B pode ser interessante a federação através de conexão de múltiplos IdPs (Identity Providers). Ademais, conhecer as características de acesso do seu cliente, ajudará a deixar claro alguns requisitos necessários na tecnologia de CIAM escolhida.


Dentre as funcionalidades de uma solução tecnológica de CIAM, temos:

  • Autenticação simplificada, sem fricção, garantindo recursos de segurança e boa experiência ao usuário. Exemplo, utilizando o Social Login (Google, Facebook, Microsoft etc) ou protocolos como SAML e OpenID

  • Autenticação Multifator

  • Passwordless

  • Federação

  • Auto atendimento em atividades como: cadastro, troca de senha, troca de MFA, gerenciamento de preferência da conta, recuperação de conta, alteração de atributos da conta (como nome, email, data de nascimento etc).

  • Prova de identidade

  • Prova de vida

  • Análise de comportamento na autenticação

  • Análise de risco do acesso

  • Gerenciamento de consentimento de privacidade

  • Escalabilidade rápida

  • Perfil Progressivo / Progressive Profiling



Progressive Profiling (Fonte: newbreedrevenue.com)


Essas funcionalidades contribuem para o acesso simplificado do usuários e consequentemente na sua experiência, fortalecendo assim a probabilidade do seu usuário cliente utilizar mais vezes e por mais tempo o seu sistema, além de recomendar para outros usuários, visto que o nível de satisfação é ampliado, como podemos ver na Pesquisa da Enterprise Management Associates (EMA) patrocinada pela Broadcom.

Nessa mesma pesquisa, é possível identificar o aumento da conversão de vendas em até 27% nas empresas. Ou seja, através do investimento em CIAM é possível obter um crescimento no negócio.


Compartilho aqui alguns indicadores importante dessa pesquisa:

  • 81% dos clientes pesquisados indicaram que a satisfação geral do cliente aumentou

  • 78% dos clientes pesquisados indicaram que o tráfego de consumidores aumentou

  • 73% dos clientes pesquisados indicaram que o número de cadastros de consumidores aumentou

  • 70% dos clientes pesquisados indicaram que o tempo de retenção de clientes aumentou

  • 69% dos clientes pesquisados indicaram o tempo por sessão que os consumidores utilizaram ativamente serviços online aumentaram

  • Em média, as taxas de conversão de vendas aumentaram 27%

  • Em média, a porcentagem de clientes que visitam o site e que registrado ou logado aumentou em 16%

Dessa forma, para otimizar o gerenciamento de identidades e acessos de clientes é preciso investir em processos e tecnologias de CIAM, garantindo a segurança sem esquecer da experiência do usuário cliente, balanceando assim com a conveniência para o usuário.

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